quinta-feira, 16 de julho de 2009

Prototype

Nos dias de hoje a concorrência existente no mundo dos jogos é muito grande. Depois do jogo inFAMOUS ter sido lançado para a PlayStation 3, quem deu o ar da sua graça foi Prototype.


Radical Games, responsável por títulos como Scarface e Simpsons: Hit and Run nos coloca na pele de Alex Mercer, habitante da cidade de Nova Iorque que não consegue se lembrar de seu passado e muito menos de onde vieram as suas estranhas habilidades. E por falar em habilidades, aquele homem pode consumir o corpo de qualquer pessoa que cruza o seu caminho, ganhando acesso ao ADN da vítima e podendo também assumir a sua forma física.

E esse grande poder é o centro da jogabilidade do título. Você pode fazer de tudo. Não é exagero, você pode fazer de T-U-D-O. Por exemplo, você pode se passar por um soldado, entrar na base do exército e matar alguém que procura. É esse um dos diferencias que torna Prototype um dos melhores do gênero.

Prototype

Outra semelhança com inFAMOUS é a habilidade do nosso anti-herói de dar altos saltos. Grandes saltos que combinam clássicos do parkour com muita, muita ação. Alex pode saltar de grandes prédios e matar os inimigos em pleno ar, o que pode ser algo bom quando está no meio do caos ou em fuga.

Alex também possui a habilidade de absorver memórias passadas de quem ele consome, o que pode ajudar o protagonista a desvendar o quebra-cabeças que envolve a sua vida. E o desenrolar da sua história está presente no sistema “Web of Intrigue”, que recria fielmente a cidade de Nova Iorque e apresenta mais de 100 pessoas ligadas à sua vida. A cidade apresenta vários edifícios existentes na vida real, com algumas partes adaptadas para manter a jogabilidade do jogo.

Ao longo do jogo você tem a possibilidade de adquirir novos poderes, comprando-os com os seus pontos de experiência, basta ir ao menu “Upgrades” para ter acesso a novas habilidades. O jogo também apresenta um círculo contendo todas as habilidades do protagonista. A partir do momento que o jogador abre esse “menu”, o jogo fica em câmera lenta, o que possibilita uma maior calma na escolha de seus poderes. Alex possui as mais variadas habilidades, como a materialização de lâminas, punhos em forma de martelos ou outras fatais, como surgimento de espinhos do solo, capazes de destroçar o inimigo rapidamente.

Prototype

Você também pode entrar em helicópteros, tanques de guerra e diversos veículos militares, utilizando-os para chegar mais rápido no ponto desejado, apesar dos saltos serem a escolha mais certa.

As missões presentes no título são variadas, algumas em que tem que explodir certos locais e infiltrar-se emPrototype bases inimigas e outras como proteger uma área da cidade. Existem também alguns eventos diversificados que se fazem presentes no jogo. Os Kill Events fornecem ao jogador um lança-granadas, onde você deve matar vários zumbis em determinado tempo, além dos Agility Events, onde você deve planar sobre a cidade para cumprir vários objetivos. Às vezes você lida com tantos poderes que morre sem saber o motivo. Em meio ao caos que rodeia o jogo, você pode explodir um carro, sem querer, e acabar morrendo.

A nível gráfico, Prototype se sai bem. Não é um daqueles games que merecem um “uaau”, mas é bonito de se ver. Apresenta alguns bugs, como pequenos serrilhados, texturas de baixa qualidade e poucas animações, o que faz o quesito gráficos ficar abaixo da média.

Prototype

Quanto ao som, Prototype nem se compara a outros jogos para a plataforma. As músicas são repetitivas e, quando você está jogando no modo livre, nenhuma trilha sonora é tocada. As dublagens são boas, e retratam bem a emoção do personagem.

Prototype é um óptimo jogo. A versatilidade é um ponto de destaque e faz com que você “abra asas” para vários recursos. O título abrange muitos desafios em um mundo totalmente aberto, onde você viverá momentos de ação e seriedade. Com certeza é um dos indicados para os melhores de 2009.

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